Notas e memórias

Desde criança que me habituei a escrever.
Os meus pensamentos, as minhas ideias, alguns devaneios, acontecimentos da minha vida que queria registar para mais tarde poder recordar.
Daí ser tão fã do papel e de cadernos e de canetas.
Com o passar dos anos, experimentei outros suportes, nomeadamente os documentos em ficheiros de texto, escritos a computador. Mas sucedeu que no tempo das disquetes, dos cd's graváveis e até mesmo hoje em dia com as pen usb, por vezes os ficheiros corrompiam-se e perdia-os por vezes irremediavelmente.
Quando tive o meu primeiro smartphone comecei a escrever notas no meu telemóvel.
Só para apanhar um desgosto no verão de 2011, quando me roubaram a mala com a carteira e o telemóvel lá dentro e eu sem ter feito qualquer backup dessas notas, algumas delas mesmo muito pessoais.
Foi passados poucos meses que descobri o Evernote.



E nunca mais deixei de o usar!

É uma plataforma para escrever notas, permite tirar fotos e anexar às notas, e mais recentemente permite guardar  páginas web que me possam interessar (por exemplo, receitas de culinária que encontro em blogs ou links para esquemas de tricot ou costura).

É lá que guardo listas importantes de coisas que quero recordar e lembretes de coisas que tenho que fazer no médio e longo prazo.

Posso usar no telemóvel e no computador, consoante me der mais jeito.

E sincroniza tudo e permite estar sempre disponível. Por isso, mesmo que me roubem o telemóvel ou o computador, posso sempre aceder-lhes noutro terminal. Ou caso precise de mudar de telemóvel ou de computador (às vezes as coisas avariam...). Assim já não as perco!

Posso organizar notas em blocos de notas que sejam da mesma natureza.
Posso criar-lhes etiquetas para ser mais fácil agrupar e depois encontrar caso queira.

É lá que guardo um dos melhores registos sobre mim e a minha família: o "baú da felicidade".

Uso-o para listas de tarefas, como sistema de apoio ao bullet journal.

Desde que o uso, nunca mais perdi uma nota!

Simples, como eu gosto.


1 comentário: