Como escolher um frigorifico

Este verão fui obrigada...sim que não me estava nada a apetecer...a comprar um frigorífico novo.

Esta não é uma boa noticia em qualquer agregado familiar, aliás como a compra de qualquer grande doméstico pois são bastante caros.

Mas dada a inevitabilidade da "coisa" tive de parar para tomar a decisão mais acertada.

Afinal, como devemos escolher um frigorífico?

Pode encontrar esta foto em https://pixabay.com/pt
Bom...não sei se há uma resposta certa, mas tal como para mim foi útil ouvir outras opiniões, pode ser que as minhas dicas sejam úteis no momento em que tenham de tomar a mesma decisão.

O primeiro choque que temos são as mil e uma opções de marcas, modelos e...preços.

Entrei em pânico.

Com calma sentei-me e pensei no que queria e no que não queria.

  • estabeleci um orçamento - um valor máximo que estava disposta a pagar
  • decidi que queria um frigorífico de gama alta - o meu durou apenas 6 anos e não ia correr o mesmo risco com um de gama mais baixa
  • gaveta interior de legumes única - o meu antigo tinha duas e não são práticas nem rentabilizam o espaço
  • prateleiras e gavetas sem aros de plástico - as antigas tinham e ganhavam bolor entre o vidro e o plástico que nunca conseguia limpar na totalidade
  • um congelador com maior capacidade e de tipo combinado dado que cá em casa um de 2 portas não fazia sentido 
  • tinha de ser no frost - existem vários tipo de frigorífico e este site ajudou-me muito. Optei por no frost porque não queria ter de andar sempre a descongelar como o antigo.
  • Classe energética o mais eficiente possível - aqui é preciso ter cuidado porque um modelo que tem classe mais eficiente (p.e. A++) não quer dizer que consuma menos que um de classe inferior. Comparem as característica de diferentes modelos.

Com esta lista de requisitos fui primeiro a uma loja física para ter consciência do tamanho dos modelos e ter um primeiro contacto com as várias opções.

Depois em casa procurei os melhores modelos para o orçamento que tinha, assim como a loja que oferecia melhor preço.

Por último fui novamente à loja física para escolher o modelo definitivo.

Aqui tive a sorte de ser atendida pelo empregado "guru dos frigoríficos" que me ajudou imenso e me levou ao local onde acabei por comprar o meu - zona das oportunidades.
E o que é isto? É a zona onde têm electrodomésticos que tiveram algum dano estético (riscos, amolgadelas, etc) e que têm descontos significativos.
Nesta zona havia opções com descontos de 50 a 60%, mas infelizmente devido a amolgadelas gigantes nas frentes que não tinha como disfarçar.

Mas aqui encontrei um frigorífico com uma pequena amolgadela numa das laterais, de um modelo topo de gama que estava fora do meu orçamento e que com o desconto pude adquirir.

1 mês depois de estar em casa estou muito satisfeita.

A escolha recaiu neste modelo e sem dúvida que o investimento na qualidade se vê rapidamente.

Foi fácil? Não.

Foi a escolha acertada? Não sei, foi a melhor que consegui naquele momento.

Cada vez mais temos de gastar tempo e investigar, estudar, perguntar se queremos tomar decisões conscientes enquanto consumidores.

E mudar o focus do nosso consumo para a qualidade e durabilidade e não para o "novo" e descartável.

Espero que a minha experiência vos possa ajudar!

Uma boa semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário