Dicas para cuidar de plantas

Eu adoro plantas. Melhor eu ADORO plantas.

Mas infelizmente não tenho o tempo que gostaria de lhes dedicar, por isso tive de encontrar estratégias para lhes dar o cuidado que necessitam.

No post da semana passada a Maria explicou as regras base para plantas saudáveis.

Como é que as apliquei ao meu ritmo de vida?

1 - escolher as plantas certas

Por cá necessitava de plantas de interior que no verão aguentassem bem o calor porque o canto que tenho disponível tem sol directo a tarde toda, o que significa que mesmo com o estore baixo é quente.

A escolha recaiu no interior num antúrio (Anthurium andraeanum), na "erva-da-fortuna" (Tradescantia fluminensis) e em suculentas.



O antúrio apesar de ser indicado como uma planta que não gosta de sol directo, o meu vive feliz e contente tendo crescido desmedidamente desde que veio cá para casa.

A erva-da-fortuna...bom...cresce só com ar ;) É uma planta invasora por isso nada de a pôr nos canteiros. Aqui na sala adoro vê-a caída e a espalhar-se pelo chão :)

As suculentas estão mesmo à janela e aqui contei com a ajuda preciosa da Maria :)



No exterior a necessidade de resistência ao sol e ao calor era ainda maior e a escolha recaiu em orquídeas (Cymbidium) e kalanchoe ( Kalanchöe blossfeldiana).


A escolha é imensa, pelo que procurar um horto com profissionais que percebam do assunto é meio caminho para terem plantas corretas para o local onde as vão colocar.

2 - regar correctamente

A maioria da pessoas mata as plantas por rega em excesso, o que conjugado com má drenagem e igual a planta morta em 3 tempos.

Nas de rua não preocupo muito. No inverno simplesmente não rego, na primavera 1 vez por semana e no verão de 2 em 2 dias. Mas isto para o clima que tenho aqui no Porto, onde a humidade durante todo o ano é relativamente elevada.

Nas de interior a coisa não é tão simples. O truque que uso é um pau de espeto ;) Verdade.

Uma vez por semana espeto o pauzinho na beira do vaso até tocar no fundo


Só rego se o pau vier seco.


Simples, rápido e sem enganos.

3 - Não esquecer da rega

Aqui está outro drama...não esquecer...das compras...da roupa...das refeições...da limpeza...da da da

As plantas ficam sempre esquecidas...

Solução? Lembram-se do Google Keep que vos falei aqui?

Pois bem criei um lembrete semanal para não me deixar esquecer :)


E vocês, que dicas usam para cuidar das vossas plantas?


4 comentários:

  1. Como tu, adoro plantas! Mas tenho um problema... a minha gata Luna também as adora, tanto, tanto, que as come sofregamente!!! Há já muito tempo que deixei de ter plantas espalhadas pela casa, por causa da dona Luna. Recentemente, e porque tenho passado mais tempo em casa, recomecei a povoa-la. Até ao momento não está a correr mal, ainda não há folhas comidas 😊 pode ser que a jeitosa se tenha esquecido do vício, assim espero! Adoro erva da fortuna, não a tenho no quintal precisamente por se espalhar por todo o lado, mas esse teu vaso na sala está um espectáculo e é uma excelente solução para a controlar 😉 estão lindas as tuas plantas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Nunca consigo imaginar os gatos como vegetarianos por isso não entendo esse fascínio que eles têm pelas nossas plantinhas :D

      Eliminar
    2. Experimenta comprar-lhe "erva-gato". É uma planta, mesmo indicada para os gatos comerem.
      Ao terem o seu próprio "petisco" normalmente deixam de atacar as outras ;))

      Eliminar
    3. Já fiz a experiência, mas nada! Ela come a erva e as plantas!!! O truque é mesmo não ter plantas junto a parapeitos, nem rentes ao chão... mas ela tem gostos, tenho uma avenca enorme, linda, porque a Luna não lhe pega, já as aromáticas faz delas um banquete eheheh

      Eliminar