Tecnologias e menstruação

tirada da net

À primeira vista, parece que estas duas palavras não combinam lá muito bem...

Mas sim, existem novas tecnologias que nos permitem controlar e registar uma das coisas mais comuns na vida de qualquer mulher.

Quando há uns bons anos, arranjei um smartphone, falaram-me em apps que permitiam controlar e registar tudo o que está relacionado com a saúde reprodutiva duma mulher.

Achei uma perfeita palermice, para vos ser inteiramente sincera.

Mas tendo em conta que eu sempre tive menstruações muito irregulares e na altura não estava nada nos meus planos voltar a ser mãe, decidi experimentar, a ver se fazia algum sentido.
E se me era útil, principalmente (isto porque eu nunca fui de fazer "tabelinhas" como sei que algumas mulheres faziam...)

Descarreguei uma app, no meu caso, My Period Calendar e comecei a explorar.

tirada da net


Confesso que fiquei espantada com a quantidade de aspectos que se podia registar e controlar.

Acabei por ficar fã da aplicação, porque me permite controlar coisas como:

- duração dos ciclos
- períodos de ovulação (logo, maior ou menor probabilidade de engravidar)
- toma da pílula (quando a tomava, a app tem um sistema de lembretes que fazia com que eu nunca me esquecesse de a tomar)
- gravidez - usei mesmo muito, registando sintomas e exames e tudo o que estava relacionado.(O meu obstetra ria-se quando me fazia perguntas e eu sacava do telefone e abria a app, mas o facto é que eu conseguia dar-lhe uma resposta clara, concisa e sem quaisquer dúvidas)
- peso: as oscilações de peso que temos ao longo dos ciclos são incríveis
- relações sexuais: para quem esteja a querer engravidar é bastante útil
- estados de espírito e sintomas ao longo dos ciclos - esta característica acho que uso só mesmo por graça, mas houve uma altura em que tinha dores numa mama que me deixaram preocupada (afinal de contas tenho um historial familiar negro neste domínio...), mas por fazer o registo pude perceber que a mama me doía quase sempre na mesma altura do ciclo, o que me deixou mais descansada (as preocupações dissiparam-se completamente após um exame de rotina que fiz para despiste de qualquer problema)
- anotações: exames médicos, análises, etc.

Permite fazer backup para a nossa conta de e-mail, portanto se perdermos o telefone ou nos roubarem (como já me sucedeu) basta ir ver à backup e restaurar os dados na app quando a reinstalarmos noutro aparelho.


tirada da net


No caso desta app tive mesmo que experimentar para perceber as vantagens da sua utilização.
O facto é que me ajuda a controlar um aspecto da minha vida enquanto mulher, e sei que se precisar saber algum aspecto importante está à distância dum click.

Simples!


Sem comentários:

Enviar um comentário